Brasil

Crianças obesas aos 2 anos têm 75% de chance de também está aos 35 anos

A doença atinge cada vez mais as crianças do mundo, segundo dados da Unicef

Maria Eduarda Cardim
postado em 14/08/2019 12:31
A chefe da área de Saúde e HIV do Unicef, Cristina AlbuquerqueO problema da obesidade preocupa a população adulta, mas o crescimento da doença não atinge somente esta parcela da sociedade. A doença atinge cada vez mais as crianças do mundo. Dados expostos por especialistas no seminário ;Os desafios da alimentação saudável no Brasil;, realizado no Correio Braziliense nesta quarta-feira (14/8), expõem o tamanho do problema.

A chefe da área de Saúde e HIV do Unicef, Cristina Albuquerque, em sua apresentação expôs, por exemplo, que crianças obesas aos dois anos tem 75% de chance de serem obesas aos 35 anos. A taxa é ainda mais alta quando se olha para os adolescentes. Jovens obesos aos 19 anos tem 89% de chance de ser obeso na vida adulta.

Para ela, o problema passa alimentação saudável nas escolas. ;O Brasil está devendo projetos para fornecer uma alimentação saudável nas escolas. Não há uma legislação a nível nacional para a promoção de alimentação saudável dentro desse ambiente;, explica.

No entanto, há casos de sucesso de leis estaduais que conseguiram reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados. Em Santa Catarina, por exemplo, desde 2001, as escolas, sejam da rede pública ou privada, não pode vender balas, pirulitos, refrigerantes, sucos artificiais, salgadinhos industrializados e salgados fritos.

No Distrito Federal, a Lei das Cantinas foi feita de 2013, só passou a vigorar em fevereiro de 2016. A lei estabelece que as cantinas de escolas públicas e particulares devem vender alimentos saudáveis, como frutas, iogurtes, vitaminas naturais; pães integrais e etc.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação