PUBLICAÇÕES

Menu

CJC

24/06

Diálogo sobre ultraprocessados: soluções para sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis

Dividido em seis tópicos, o documento “Diálogo sobre ultraprocessados: soluções para sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis” explora as evidências científicas sobre os impactos dos ultraprocessados na saúde humana e por quais mecanismos estes produtos elevam o risco de desenvolvimento de doenças. O texto mostra, ainda, como a produção e o consumo destes alimentos afetam o planeta.

Além disso, a síntese traz, de forma detalhada, três soluções globais necessárias para o enfrentamento do problema: a elaboração de guia alimentares que abordem os malefícios dos ultraprocessados, a produção de uma rotulagem de alimentos clara para o consumidor e a regulação de ambientes alimentares (onde ocorrem compra e venda de produtos alimentícios).

A publicação contou com a participação de mais de 80 cientistas e atores estratégicos brasileiros a convite do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens) e da Cátedra Josué de Castro de Sistemas Alimentares Saudáveis e Sustentáveis, ambos da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP).

Baixe a versão em português | Download the English version | Descargar la versión en español