Cine Passeio exibe o documentário “Big Food: O Poder das Indústrias de Ultraprocessados”

Sessão única, gratuita e aberta ao público, é na próxima quarta-feira (15)

Na próxima quarta-feira (15), o Cine Passeio exibe o documentário “Big Food: O Poder das Indústrias de Ultraprocessados”, filme dos diretores Anderson dos Santos e Chica Santos, realizado pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) em parceria com o Coletivo Bodoque.

A película, vencedora do prêmio Rome Independent Prisma Awards, traz a reflexão sobre como o direto à alimentação adequada está sendo colocado na mesa de negociação pelo Big Food, termo que identifica as grandes corporações de alimentos e bebidas ultraprocessados, como lasanhas congeladas, salgadinhos e refrigerantes.

Presentes no mundo inteiro, essas empresas adotam estratégias para influenciar em políticas públicas que impactam nos hábitos alimentares, condições de trabalho e uso de recursos naturais. Só no Brasil, essas companhias faturam anualmente R$ 700 bilhões.

Hoje, uma em cada dez pessoas no mundo tem diabetes, segundo a 10ª Edição do Atlas Diabetes 2021, um aumento de cerca de 16% em comparação aos dados de 2019. O Brasil é o país com maior número de pessoas com diabetes na América Latina e o quinto no mundo, são 16,8 milhões de pessoas com a doença. A cada cinco segundos uma vida é perdida devido a doença no mundo.

Mas, enquanto milhares de brasileiros sofrem de doenças relacionadas à má alimentação, as indústrias de alimentos e bebidas ultraprocessados vêm se tornando uma das maiores barreiras para a implementação de políticas públicas que poderiam facilitar o acesso à alimentação saudável.

No documentário, diferentes especialistas analisam o poder que essas corporações do ramo de alimentos e bebidas ultraprocessados concentram, em nível nacional e internacional, e alertam sobre as suas perigosas relações com o poder público.

A exibição em Curitiba é gratuita e é promovida pelo cozinheiro e empresário Felipe Petri, dono do restaurante Petrisserie e colunista do Plural. “A disseminação da informação é de fato a única arma que temos para conseguirmos criar narrativas de reconstrução depois destes anos tão destrutivos que estamos passando. Precisamos refletir sobre onde colocamos o nosso dinheiro e valor, quando fazemos nossas escolhas de alimentação. Comer é também um ato político”, explica o idealizador do evento.

O filme tem duração de 23 minutos. Após a exibição, um painel de especialistas vai debater o conteúdo do filme e vai responder a perguntas do público. Vão participar da roda de conversa: a chef do restaurante Quintana, Gabriela Carvalho, o deputado estadual Goura Nataraj, a diretora do Procon-PR Claudia Silvano, e Noemi Mayer, cozinheira e cientista social autora do blog Fome de Entender.

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas a partir desta sexta-feira (10). A presença deve ser confirmada por WhatsApp neste número: (41) 99184-6448.

Serviço

Cine Passeio, sala Valêncio Xavier. Quarta-feira (15), às 20h.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima