Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Dossiê revela como a indústria atua contra políticas de alimentação

Documento elaborado pelo Idec e com a ACT Promoção da Saúde analise oito casos de interferência

Compartilhar

separador

Atualizado: 

03/11/2022

Você sabe como a indústria de alimentos interfere em polícias públicas? Para ajudar a entender esse poder da indústria, o Idec  e ACT Promoção da  Saúde  lançaram a publicação “Dossiê Big Food: Como a indústria interfere em políticas de alimentação”. Em linguagem acessível, ilustrada com gráficos explicativos, a publicação revela a influência da indústria sobre parlamentares, pesquisadores, meios de comunicação e a população em geral. Os dados são respaldados em pesquisas científicas destacados na extensa lista de referências bibliográficas.

A partir de oito casos, o documento expõe expedientes utilizados sistematicamente para alterar, atrasar ou anular políticas públicas que, de alguma maneira, ameacem o lucro da indústria, mesmo que a implementação dessas medidas impacte positivamente a qualidade de vida de toda a população.

Ao chamar atenção para os ataques dos gigantes da alimentação contra a saúde pública, o Idec e a ACT esperam esclarecer a sociedade e, assim, discutir saídas para neutralizar a situação. O dossiê, no entanto, também nos ajuda a entender de que forma estamos inseridos em um sistema alimentar que, paradoxalmente, promove fome e obesidade, além de contribuir para acelerar as mudanças climáticas.

Entre os exemplos levantados pelo estudo, se destacam histórias de concessão de privilégios, como os incentivos fiscais para a produção de alimentos que fazem mal à saúde. Evidências de obstrução de informação, tal e qual as manobras para impedir os selos de advertência nos rótulos dos ultraprocessados. Ou, ainda, a promoção de discursos que tentam reduzir problemas de saúde pública à mera questão de mudança de hábito.

Em algumas situações, como na operação para desqualificar e boicotar o Guia Alimentar para a População Brasileira, fica evidente o apoio de políticos e pesquisadores financiados pelo setor. Já durante os piores momentos da pandemia de Covid-19, notamos o surgimento de ações de autopromoção disfarçadas de gestos de filantropia sempre com ampla repercussão na mídia.

Além de trazer à tona evidências da interferência da indústria de alimentos, o Dossiê Big Food aponta saídas, como destaca no prefácio Inês Rugani, professora associada do Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). “Ela (a publicação) também traz conteúdo importante sobre mecanismos para prevenir e lidar com conflitos de interesses na área de alimentação e nutrição”, explica Inês. 

Talvez também te interesse: