Preço de alimentos
A obesidade já é uma epidemia no Brasil. Segundo dados da Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), aproximadamente, 28 milhões de brasileiros adultos estavam obesos em 2017. Os gastos também não são animadores. De 2008 a 2010, o SUS (Sistema Único de Saúde) gastou cerca de R$ 3,6 bilhões anuais com excesso de peso e obesidade no Brasil. Caso políticas públicas para tratar a questão não sejam implementadas, estima-se que os custos de 2010 a 2050 serão de mais de US$ 330 bilhões.
Aqui você encontra pesquisas que comprovam que a implementação de políticas de tributação de alimentos ultraprocessados e bebidas açucaradas podem diminuir o consumo desses produtos e melhorar a forma como a população se alimenta.
Pesquisa:
Descubra outros temas
-
Alimentação saudável de verdade
Descubra como melhorar a alimentação da população de seu município, estado ou País -
Ambiente alimentar
Entenda como os ambientes físico, social, econômico, cultural e político influenciam os hábitos alimentares dos brasileiros -
Conflito de interesses
Descubra como as políticas públicas podem ser influenciadas por interesses privados e como evitar isso -
Publicidade de alimentos
Saiba como a publicidade pode influenciar negativamente as escolhas alimentares, principalmente de crianças -
Rotulagem de alimentos
Saiba como tornar os rótulos mais simples e compreensíveis, e como melhorar os hábitos de consumo -
Sistemas Alimentares
Modelos saudáveis de produção, distribuição e consumo de alimentos combatem a obesidade, a fome e as mudanças climáticas.