Quais são os comerciais que mais influenciam as escolhas alimentares dos brasileiros?
O Brasil foi o primeiro país da América do Sul a implantar a televisão, em 18 de setembro de 1950. Desde então, sua presença e sua influência nos hábitos dos brasileiros são inquestionáveis. Mas já parou para pensar quais são as publicidades que estão interferindo na alimentação de adultos e crianças? Para responder essa questão, um grupo de pesquisadores analisou os comerciais de alimentos e bebidas nos três principais canais abertos da TV brasileira. Saiba mais.
Pesquisadores
Instituições
Publicação
A televisão aberta é uma das fontes favoritas de informação e entretenimento dos brasileiros, alcançando 93% da população. Devido a sua ampla penetração, esse meio de comunicação tem grande influência nos hábitos, inclusive alimentares, de criança e adultos. Este estudo mostra que os ultraprocessados, como lanches de redes de fast food e refrigerantes, dominam as publicidades dos principais canais de TV aberta do País. Além disso, os dados oferecem um suporte importante para o desenvolvimento de ações nos setores público e privado, de forma a regular a publicidade de alimentos prejudiciais à saúde, promover a conscientização dos consumidores, estimular ambientes alimentares mais saudáveis e prevenir doenças como obesidade, diabetes, pressão alta e doenças do coração.
Metodologia
Oito dias não consecutivos de gravações, durante 18h por dia
Foram gravados todos os comerciais dos três canais de TV mais populares do Brasil (Globo, Record e SBT), que representam 90,5% do total da audiência do País, durante oito dias não consecutivos — quatro dias de semana e quatro dias de finais de semana — escolhidos aleatoriamente entre 1º e 30 de abril de 2018, das 6h à meia-noite. As inserções de produtos alimentícios foram filtradas e classificadas de acordo com seu perfil nutricional e de acordo com o momento em que foram veiculadas. Ao todo, foram gravados 7.991 comerciais ao longo de 432 horas de programação, dos quais 1.156 (14,2%) foram relacionados à alimentação, sendo que 922 (11%) desses tratavam especificamente de alimentos ou bebidas.
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922
Comerciais de produtos alimentícios ou bebidas -
14,2%
Relacionados à alimentação
Conclusão
90% dos comerciais de alimentos ou bebidas incluíam pelo menos um produto ultraprocessado
Em um ano, cada brasileiro é exposto a 657 comerciais de alimentos ultraprocessados, em média.
O estudo concluiu que 9 em cada 10 comerciais de alimentos ou bebidas incluíam pelo menos um produto ultraprocessado. Refrigerantes (28,9%), bebidas alcoólicas (14,3%) e lanches de redes de fast food (13,8%) foram os três produtos mais promovidos e representaram mais da metade de toda a publicidade de alimentos e bebidas gravada no período. Concluiu-se também que os alimentos e bebidas são divulgados com mais frequência durante os finais de semana (13,2%) do que durante dias de semana (10,4%). Os comerciais de alimentos in natura e minimamente processados foram mais comuns pelas manhãs do que à tarde e à noite. Por outro lado, não foi identificada diferença entre a veiculação de publicidade de alimentos ultraprocessados entre esses dias, ou durante o período do dia. Considerando que, em média, a população brasileira assiste televisão durante pelo menos três horas por dia e que a média de inserções de comerciais de alimentos ultraprocessados foi de 0,6 por canal e por hora, no decorrer de um ano cada brasileiro é exposto a 657 comerciais desses produtos.
Tendo sido a primeira pesquisa no Brasil a seguir o protocolo INFORMAS ((International Network for Food and Obesity / Non-communicable Diseases Research, Monitoring and Action Support) de publicidade televisiva, este estudo permitiu também a comparação com os resultados de 22 outros países que realizaram o mesmo levantamento. As similaridades entre os resultados, com produtos ultraprocessados tendo uma presença marcante entre os comerciais de alimentos e bebidas, revelam um padrão global nas estratégias do setor, especialmente no que diz respeito a grandes corporações transnacionais.
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57%
De toda a publicidade de alimentos referia-se a refrigerantes, bebidas alcoólicas e lanches de redes de fast food -
Artigo Científico
Materiais de apoio
Leis e projetos para se inspirar
Casos inspiradores
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Rotulagem nutricional frontal no Chile (em espanhol)
A lei chilena proíbe a publicidade para menores de 14 anos de alimentos que tenham o octógono preto "alto em" na parte da frente das embalagens, sinalizando quantidades excessivas de nutrientes prejudiciais para a saúde, como sódio, açúcar e gordura. Também proíbe a entrega de brindes junto a esses alimentos e a venda desses produtos em escolas, com o intuito de transformar este local em um ambiente saudável.
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Rotulagem nutricional frontal no Peru (em espanhol)
Além da implementação da rotulagem nutricional frontal, o Manual de advertências publicitárias do Peru foca em ações para promover a alimentação saudável, como atividades educativas nas escolas e a regularização e a fiscalização da publicidade infantil.
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